Debates de Reflexão

No âmbito dos seus objetivos, a AAAFML tem vindo a organizar periodicamente Debates de Reflexão dedicados aos mais variados temas respeitantes à Profissão Médica e ao Ensino da mesma

Temas já abordados até à data:

Medicina baseada na evidência
Ser médico hoje
Controlo do Risco em Instituições de Saúde (Erro, Acidente e Negligência)
Testamento Vital, Eutanásia
Consentimento Informado e Esclarecido
Uma Visão Actual da Ética Médica
Que Médicos queremos para o nosso País? Parte II
Que Médicos queremos para o nosso País? Parte I


Medicina baseada na evidência:


No cumprimento do seu programa de actividades profissionais, a AAAFML promoveu uma reunião com a colaboração do Internato Médico, com o tema "Medicina baseada na evidência". A apresentação do tema foi feita pelo Prof. Doutor Vaz Carneiro, director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da FMUL. O debate ocorreu na Aula Magna dia 15 de Novembro de 2016 pelas 13h.



Ser médico hoje:


Debate realizado a 14 de Maio de 2016 às 12h00m na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa. Este debate contou com o Professor Luís Sobrinho e Professor Carlos Ribeiro como oradores.


Controlo do Risco em Instituições de Saúde (Erro, Acidente e Negligência):


Debate realizado a 3 de Maio de 2012 às 14h30m na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa


Testamento Vital, Eutanásia:


Convidamos V. Exa. para assistir ao Debate de Reflexão intitulado “Testamento Vital. Eutanásia” no próximo dia 17 de novembro de 2011, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Piso 3 do Hospital de Santa Maria, pelas 15h00.

Composição da Mesa:
Moderador: Dr. Rui Bento, Presidente da AAAFML;
Oradores: Prof. Doutor António Pereira Coelho; Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva; Dra. Maria do Céu Gomes; Dr. João Semedo; Professor e Padre Anselmo Borges; Profª. Doutora Maria Filomena Mónica;

Painel de Intervenção: Prof. Doutor António Gentil Martins; Prof. Doutor Rafael Ferreira; Dr. Carlos França; Francisco Silva; Nuno Gaibino; Diogo Medina.

Prevê-se a publicação das várias exposições, na revista da Associação “Alumni Forum“, aberta a toda a audiência. Caso decida participar, agradecemos que envie um resumo com o máximo de 5 a 10 págs. A4, espaçamento 1.5, redigido em Word, organizado por: sumário, texto, tabelas e ou quadros e referências bibliográficas.

Os trabalhos enviados para apreciação poderão ser apresentados em suporte de papel ou em suporte eletrónico, enviados para aaafml@fm.ul.pt, acompanhados das figuras e quadros referidos no texto, com indicação do nome do autor, título profissional e contacto.


Consentimento Informado e Esclarecido:


A AAAFML tem o prazer de convidar V. Exas. para a realização de mais um Debate de Reflexão relativo ao tema “CONSENTIMENTO INFORMADO E ESCLARECIDO”, no próximo dia 16 de março de 2011, na Aula Magna da FMUL, às 14h00.

Pretende-se realizar uma abordagem de temas como a realização de atos médicos a praticar em cidadãos doentes, sejam eles de diagnóstico, investigação ou curativos.

Ouvir perspetivas de quem se encontra perante o dilema de aceitar ou recusar, depois de devidamente esclarecido ou não, que lhe sejam praticados determinados atos médicos potencialmente danosos.

E saber as implicações médico legais de uma adequada/inadequada informação, que permita uma tomada de decisão consciente ou não, da parte daqueles a quem se destinam os atos médicos.


Uma Visão Actual da Ética Médica:


O Presidente da Direção da Associação dos Antigos Alunos da FML, Dr. Rui Simões Bento, convida V. Exas para participar no próximo Debate da AAAFML “U ma Wsão Atual da Ética Médica” que se realiza a 20 de outubro de 2010, na Aula Magna da FMUL, das 11h00 as 13h00.

Irão integrar o painel de preletores a Prof.ª Doutora Maria Teresa Monteiro Fernandes (Prof.ª Catedrática de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Dr. Pedro Ponce, (Presidente do Conselho Nacional de Deontologia e Ética da Ordem dos Médicos), Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva (Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Professor Associado com Agregação da FMUL), a Dr.ª Maria do Céu Roque Gomes (Ginecologista e Obstetra, com o grau de Consultor em Saúde Pública e Advogada) e o aluno Nuno Gaibino (Presidente da AEFML).

Que Médicos Queremos Para o Nosso País? Parte II:


21 de Abril de 2010, 11h00, Aula Magna da FMUL

Porque muitas questões ficaram por debater, a AAAFML decidiu prosseguir com a 2ª parte dos Debates de Reflexão “QUE MÉDICOS QUEREMOS…para o nosso País?”, desta vez abordando o Acesso, Curriculum e Formação Contínua nas Faculdades de Medicina Portuguesas.

Uma vez mais convidamos a Academia e todos a quem esta temática possa interessar, para refletir sobre questões que se colocam aos futuros e atuais Médicos, muitos delas diretamente relacionadas com as futuras escolhas e soluções para as inúmeras saídas profissionais que a Licenciatura em Medicina proporciona e com as quais os estudantes se deparam a cada dia que passa mas, também, como uma plataforma de reflexão sobre problemáticas em torno da reforma curricular interrelacionadas com a Ética, Deontologia e Vocação Médicas, Rigor e Profissionalismo, Humanidade e Saúde que tanto preocupam Professores, Alunos, Médicos e restantes Profissionais de Saúde.

Que Médicos Queremos Para o Nosso País? Parte I:


Iniciou-se no passado dia 13 de janeiro de 2010 o Ciclo de Debates da AAAFML subordinado ao Tema “Que Médicos Queremos…Para o nosso País”, da qual proporcionamos aos nossos associados as primeiras fotos desta sessão.

De referir que o referido debate foi noticiado tanto na Newsletter n.º 11 da FMUL, como também na Semana Médica.ue Médicos Queremos Para o Nosso País? Parte I